23 de jun. de 2012

Satoshi Tajiri, O Criador de Pokémon


Satoshi Tajiri nasceu em 28 de agosto de 1965 em Machida, Tóquio.

Quando jovens, Satoshi gostava muito de observar insetos, brincar com eles e também saia muito para procura los. Ia para floresta e campos atrás deles, com o passar do tempos procurar por eles era difícil pois esses lugares onde os encontrava foram substituídos por casas, prédios, comércios, etc.

Satoshi não gostava da escola e não era muito próximo ao pai, então entrou no mundo dos games em uma escola técnica. Com o sonho de desenvolver um jogo que pudesse reproduzir aqueles momentos em que saia o procura de insetos e mostra esse mundo incrível que ele vivia as crianças.

Em 1982, Satoshi Tajiri e seus amigos James Hanzatko e Yuusuke Santamaria, decidiram criar a revista e com o tempo também surgiu a ideia da produtora de jogos Game Freak, que hoje é afiliada a Nintendo.

Satoshi conheceu o Game Boy e teve o grande ideia de desenvolver seu jogo para ele, pois achava perfeito a ideia do Cabo Link que permitia que os usuários pudessem se conectar. Imaginando que em seu jogo alem de capturar criaturas, elas poderiam batalhar entre si e serem trocadas. Satoshi quando criança gostava muito de escrever informações sobre os insetos e queria colocar isso no jogo (a pokedex estava surgindo).

Satoshi Tajiri mostrou suas ideias e os desenhos de seu amigo Ken Sugimori para Nintendo, que por sua vez gostou da ideia, Satoshi trabalho nas suas ideias por 6 anos, nesse meio tempo Satoshi conheceu Shigeru Miyamoto (este foi o criador de Mario, Donkey Kong, The Legend of Zelda e Pikmin). Shigeru tinha um relacionamento de instrutor e amigo com o Satoshi, tanto é que no Japão os personagens do anime, Ash e Gary foram homenageados com os nomes Satoshi e Shigeru. Mesmo com as primeiras versões do seu jogo que não tiveram muitos testes ou modificações, Pokémon (Pocket Monsters ou Monstros de bolso)  Red e Green venderam mais de 8 milhões de cópias, sem publicidade.





Com o tempo Pokémon ganhou um anime, que como o jogo fez muito sucesso. Pokémon também ganhou muitos outro produtos como mangá, jogo de cartas, bonecos, etc. Satoshi ainda esta na ativa e seus produtos da Game Freak e Nintendo ainda vendem muito.

Esse é o homem que criou junto com seus amigos o mundo que eu e muitos outros fans amamos.